Rádio Taquarall sempre ligada em você!
Núcleo: PROJETO LUZ
(A integração e a sociabilização através da arte)
O principal objetivo deste projeto é proporcionar ao Deficiente Visual (DV) oportunidade de estar mostrando sua imensa capacidade de desenvolver atividades das mais diversas. O trabalho em palco deverá contar inicialmente com o máximo de seis DVs que receberão aulas de técnicas teatrais bem como atividades em grupos que visam valorizar e estreitar o relacionamento entre os participantes e permitir um melhor desenvolvimento da criatividade coletiva e individual.
O principal objetivo das aulas é resgatar a sensibilidade existente em todos seres humanos, muitas vezes bloqueados pelas circunstâncias ou pelo meio em que vivem. O projeto prevê ainda, a liberação da timidez, da inibição e o aproveitamento dos espaces cênicos. Desenvolvimento e emprego correto da fala teatral, criação e desenvolvimento de cenas, personagens e circunstâncias. Trabalhar a fala, a ação e marcação de palco, com desenvoltura, segurança e naturalidade, além de desenvolver a capacidade de concentração.
Teatro é um processo cultural de comunicação, de reações criativas que visam atender pequenas e grandes massas. O homem é o seu instrumento central, estabelecendo a comunicação do real/imaginário, através das expressões: verbal, sonora e visual. Portanto, teatro pode ser definido como local onde se vê. O teatro, mesmo trabalhando a fantasia, também trabalha a realidade, as práticas sociais, relações humanas e relações inconscientes. É este seu potencial que lhe dá eficácia possível, como meio de expressão/representação de um grupo.
“Nós confiamos mais em alguns sentidos que em outros,
e a visão tem sido considerada a ‘rainha dos sentidos’
temos que ser ensinados a não confiar tanto na visão” .
Magill
Há pessoas com deficiência em todas as partes do mundo e em todos os níveis de cada sociedade. Tanto as causas quanto conseqüências da Deficiência variam em todo o mundo, essas variações resultam, de diferentes circunstâncias sócio-econômicas.
No campo da deficiência, existem também muitas circunstâncias específicas que tem influenciado as condições de vida das pessoas com deficiência: ignorância, negligência, superstição e medo são fatores sociais que no decorrer de toda a história da deficiência isolaram Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD) e atrasaram o seu desenvolvimento.
Definição
Para um melhor entendimento abriremos um espaço para definir os conceitos de Deficiência e Deficiência Visual.
O conceito de Deficiência baseia-se nos Conceitos do Programa Mundial de Ação relativo às Pessoas com Deficiência:
Deficiência: resume um grande número de diferentes limitações funcionais que ocorrem em qualquer população, em qualquer país do mundo. As pessoas podem ficar deficientes por impedimento físico, intelectual ou sensorial, condições médicas ou doença mental. Tais impedimentos, condições ou doenças podem ser permanentes ou transitórios por natureza.
As definições para o conceito de Deficiência Visual são baseadas em medidas de Acuidade Visual e/ou na restrição do Campo Visual.
Acuidade Visual é o grau de aptidão do olho para identificar detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
Deficiência Visual refere-se a uma perda na capacidade de captar e interpretar os estímulos visuais do meio ambiente. Esta perda pode ser total ou parcial, podendo ter diferentes graus de comprometimento, ser congênita ou adquirida, permanente ou temporária, progressiva ou estacionária. Estas diferenças vão determinar as características da Pessoa portadora de deficiência Visual (PPDV), tanto físicas como psicológicas (Silva, 1999, p.14).
Segundo Lemos, 1978, p.11: “Deficiência Visual caracteriza-se, pela incapacidade total ou parcial de seus portadores utilizarem o sentido da visão nas atividades normais da vida e pela capacidade de superarem sua deficiência valendo-se dos seus sentidos”.
Melo in Munster, 1993, p.06 afirma que “A Deficiência Visual é caracterizada por perdas parciais ou totais da visão, que após correção ótica ou cirúrgica, limitem seu desempenho normal”.
O portador de deficiência visual vem obtendo um maior espaço na sociedade, essa abertura está ligada a uma busca incessante do respeito profissional, social, familiar e em conquistas no âmbito esportivo e educacional.
__________________
Roquemberg Duarte
Diretor CiaLuz
Apresentacao do espetaculo "Cegos em Cena" na Casa do Lago/Unicamp para professores, deficientes, alunos e funcionarios
https://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/bdnuh/nuh_4473/nuh_4473.html
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————